Terrenos perfeitos para a execução da sua obra com Terraplenagem
A terraplenagem é um processo indispensável em qualquer tipo de obra, seja ela de pequeno ou grande porte. Afinal, é responsável por tornar determinado terreno plano. É na terraplenagem que se trabalha a base de sustentação de todo o seu projeto. Através das investigações das características do terreno, é feito uma avaliação do comportamento do solo, para projetar um serviço seguro e eficaz.
Mais segurança para seus investimentos
Como ponto de partida da construção, primeiramente a terraplenagem prepara o terreno para receber a parte estrutural da obra. Portanto, está diretamente ligada à sua segurança. Pular essa etapa significa, potencialmente, comprometer a aprovação da construção em fases futuras. Em casos extremos, a falta da terraplenagem pode levar à necessidade de retrabalhos e consertos, extrapolando o orçamento e cronograma da obra.
Força e Agilidade que garantem eficiência
Nossa empresa reúne o que há de mais moderno em máquinas e equipamentos de terraplenagem, inegavelmente, para proporcionar o máximo de rendimento. Contamos com uma ampla frota de caminhões e equipamentos pesados, como retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, mini carregadeiras, entre outros.
Sustentabilidade e responsabilidade ambiental
Todos os resíduos resultantes de nossos trabalhos de demolição, são devidamente descartados em usinas de triagem. E ainda, priorizamos a reutilização dos mesmos em nossos serviços de terraplenagem.
Certamente é interessante saber mais sobre a organização de sua obra, até mesmo para efetuar um serviço perfeito. Saiba como fazer em https://www.terrabrasilterraplenagem.com.br/planejamento-de-obra-passo-a-passo-para-iniciar-uma-construcao/
Principais técnicas e operações na terraplenagem
Nem sempre há condições de escolher o terreno com melhor topografia e aí entram as técnicas de terraplenagem ou terraplanagem. Entretanto, as operações básicas empregadas são as seguintes:
- Escavação: Ato de escavar a terra, rebaixando a topografia natural do terreno para a cota predeterminada no projeto de construção. Entretanto, podemos dividir em dois tipos: com remoção de terra onde a terra escavada é transportada para aterros. E sem remoção de terra, onde a terra escavada é utilizada no Aterro das áreas onde o nível do terreno está abaixo das cotas do projeto de construção.
- Aterro: Ato de aterrar determinado local, para que áreas abaixo da cota do projeto de construção sejam elevadas. Pode ser dividido em dois tipos: com importação de terra, quando não há no próprio terreno material suficiente para atingir as cotas do projeto. E sem importação de terra, onde se realiza o aterro por meio de corte e compensação.
- Compactação de Solo: Compactar o solo com uso de equipamentos pesados que comprimem o solo com seu peso e vibração, a fim de torná-lo tão firme e resistente quanto necessário. Normalmente esse processo é realizado em camadas, para garantir melhores resultados.
- Troca de solo: Utilizada quando a consistência do solo original não é boa, ou seja, não é firme o suficiente para suportar a carga da futura edificação. O estudo do solo é feito por meio de Sondagem para definição de quantos metros abaixo da topografia original deverá ser feita a escavação. Após escavado o terreno para remoção do solo inconsistente, é realizado o processo de aterro com compactação para adequar o terreno às cotas exigidas no projeto.
- Drenagem de Solo: Em terrenos onde há excesso de umidade, a drenagem é realizada com a criação de canais em locais estratégicos para escoamento da água existente.
Prevenção de Erosão
Em solos sedimentares ou de composição arenosa, taludes e terrenos de topografia em aclive ou declive, é constante o aparecimento de erosões ocasionadas pela ação de fortes chuvas. A técnica mais utilizada para prevenir o aparecimento de erosões é a criação de curvas de nível. São cortes ao longo do talude que captam a água que escorre pela terra, a fim de não deixar que esta crie velocidade e desagregue o solo levando consigo sedimentos e abrindo valas.