Os tipos e tamanhos de rolos compactadores devem ser escolhidos conforme o tipo de solo.
Os rolos compactadores aplicam a força mecânica para reagrupar as partículas do solo e reduzir ao máximo o espaço entre elas. Este processo permite uma camada superficial uniforme e estável, resistente e capaz de suportar cargas maiores.
Na terraplenagem, a ideia é compactar a terra para preencher vazios no solo e aumentar a capacidade de suporte. Já na compactação asfáltica, o rolo compactador compacta o outros materiais como brita ou asfalto para garantir principalmente a durabilidade, além disso, também sela a superfície para que a água não penetre em sua estrutura.
Para escolher os equipamentos certos para realizar a compactação do solo na construção civil é preciso muita atenção e conhecimento técnico para identificar a granulometria do solo do terreno, ou seja fazer um estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo.
Tambor liso ou de patas?
Quem vai definir isso é a quantidade de partículas de argila ou silte, chamado de finos, presente no solo.
Quando a proporção de finos ultrapassa os 35% o equipamento indicado é o rolo de tambor com patas, que deixa a superfície do solo mais exposta à secagem rápida, com efeito de amassamento e flexão.
Já se a quantidade de finos for inferior a 35% recomenda-se fazer uso do rolo com tambor liso, que se adequá a quase todos os tipos de solo, como areia, brita, cascalhos, até solos pouco coesivo
Utilização dos tipos de rolos compactadores
Os tipos e tamanhos de rolos compactadores tem suas características adaptadas conforme a aplicação e é necessário também combinar fatores como amplitude e frequência na compactação de solos.
Os rolos compactos com pesos entre 4,5 a 7 toneladas, são usados em pavimentação urbana e serviços de compactação leve próximos a residências, não afetando as estruturas vizinhas.
Já a classe de rolos pesados é dividas em dois grupos: 11 a 17 toneladas que são utilizados em trabalhos como obras rodoviárias, e os de 20 a 27 toneladas que compactam solos com mais camadas de enchimento como na construção de portos, diques, aeroportos e barragens.