Os terrenos em aclive e declive podem ser grandes desafios para a terraplenagem e para a construção civil como um todo. Por isso, a terraplenagem é tão fundamental na construção civil, já que ela é responsável por deixar o terreno perfeito para receber a obra.
Nesse sentido, é muito raro encontrar um terreno em condições perfeitas para a execução do projeto de obra pré-estabelecido. Assim, a terraplenagem deve ser executada para poder dar início a obra, garantindo a segurança da construção e também evitando atrasos e prejuízos.
Esse processo não é diferente quando encontramos terrenos em aclive e declive, já que eles possuem necessidades especiais de terraplenagem. Ou seja, é necessário que sejam escolhidos profissionais experientes e qualificados para executar o serviço.
Além disso, existe a possibilidade de aproveitar esses tipos de terreno para executar projetos de construção diferenciados e bastante luxuosos. Mas para isso é necessário contratar uma empresa de confiança e que utilize equipamentos modernos.
Mas o que fazer quando se deparar com terrenos em aclive e declive para dar continuidade na obra com tranquilidade? Vamos abordar esses terrenos e tudo o que você precisa saber. Confira!
Terrenos em aclive e declive: o que são e como proceder?
Caso você encontre alguns terrenos em aclive e declive que não tenham a viabilidade de iniciar um projeto da construção civil, é necessário realizar o nivelamento da área. Basicamente, com a terraplenagem e outras técnicas é possível deixá-lo plano e em perfeitas condições para levantar a obra.
Nesse caso, o projeto arquitetônico vai orientar o topógrafo quanto aos níveis e tamanhos definidos para a construção. Isso é muito importante, pois caso seja feito de forma incorreta, podem ocorrer problemas no futuro como erosão do solo ou deslizamentos de terra.
Também é preciso fazer a preparação do terreno, com limpeza da vegetação e dos materiais indesejados que possam estar no lote. Somente após esses processos realizados, o terreno vai estar pronto para receber a obra.
Além da mão de obra especializada, é importante contar com equipamentos de qualidade. O tipo de maquinário deve ser escolhido por profissionais capacitados no ramo da terraplanagem.
Tudo isso vai depender das necessidades de cada projeto. Por exemplo, se precisar tirar ou colocar terra. Em geral, não é necessário máquinas de grande porte, mas elas podem fazer o trabalho em muito menos tempo e com maior segurança.
Terrenos com aclive – Estes terrenos possuem a frente mais baixa que o fundo e, desse modo, para deixar a área plana é necessário fazer um corte no terreno, escavando e tirando a camada de terra que está ultrapassando o nível desejado.
Em geral são mais fáceis que os terrenos em declive. Nesses casos é executada a terraplenagem e a remoção do excedente de terra com o auxílio de caminhões.
Terrenos com declive – Com um processo de nivelamento mais trabalho, esses terrenos têm a frente mais alta que o fundo. Por isso, é necessário fazer o aterramento até atingir o nível necessário para projetar a obra. Além disso, para dar início a essa etapa é preciso construir um muro de arrimo ou sustentação.
São contratados caminhões de terra para encher o terreno e os profissionais devem espalhar e compactar a terra a cada 30cm de atividade até o nível final desejado. Possui a segurança como uma vantagem, já que oferece segurança e a estabilidade do terreno, se o nivelamento for feito de forma correta.
Quais são as vantagens e impasses desse tipo de terreno?
Pode parecer bastante complexo trabalhar em terrenos em aclive e declive, gerando apenas adversidades para a construção civil. No entanto, existem algumas vantagens desses tipos de terreno e, por isso, deve-se analisar cada caso de forma particular.
Dentre as vantagens, podemos destacar o valor da aquisição, já que em geral o preço será negociado em relação aos demais terrenos da mesma área por um valor menor. Existem diversas formas de aproveitar terrenos em aclive e declive, o que pode gerar uma possibilidade enorme de projetos arquitetônicos fabulosos.
No entanto, algumas desvantagens podem se tornar problemas para a construção nesses tipos de terreno, como por exemplo a necessidade da terraplenagem caso o projeto não conseguir aproveitar a inclinação do terreno. Além disso, em alguns casos é preciso do licenciamento junto a prefeitura, a depender da inclinação do terreno.
Esses projetos também são mais complexos na construção civil e necessitam cuidados especiais, principalmente com relação à drenagem. Além disso, dependendo da posição do seu terreno você terá que solicitar o direito de passagem de água e esgoto, ou conceder ao seu vizinho.
Projetos diferenciados que são viáveis com esse tipo de terreno
Em primeiro lugar, vale ressaltar novamente que para executar projetos diferenciados na construção civil é necessário a participação exclusiva de profissionais experientes e qualificados. Quando a obra vai ocorrer em local acidentado, é necessário elaborar um bom projeto, que vai permitir aproveitar totalmente o lote.
Construção da casa sob Pilotis – Esse tipo de construção consiste em realizar a obra sob pilotis, algo que pode ser um grande diferencial para terrenos com declive.
Basicamente, os pilotis são um conjunto de colunas que sustentam a construção ao mesmo tempo e deixam a parte de baixo livre. Eles servem para construir uma laje para nivelar o terreno com a rua e nessa laje será construída a casa.
Esse tipo de projeto possui como vantagem a falta de necessidade de escadas, já que a construção fica no mesmo nível da rua. Além disso, ela é relativamente simples em relação às outras.
Podemos citar como desvantagens a perda de espaço, porque a parte de baixo da casa fica praticamente sem utilização e há uma grande perda da área do terreno.
Planta da casa invertida – Outro tipo de projeto diferenciado são as plantas invertidas. Esse tipo de construção é perfeito para terrenos extremamente íngremes, necessitando a realização da casa em até 3 níveis com a garagem, sala e cozinha no 1º pavimento, os quartos no 2º, e a área de lazer no 3º.