Acidentes com máquinas pesadas são uma grande preocupação para diversos setores da indústria, como a da construção civil, por exemplo.
Esse tipo de equipamento é muito importante e bastante utilizado nas obras, já que facilita e ainda agiliza o trabalho.
No entanto, por diversas questões, eles podem causar danos significativos à segurança dos trabalhadores e também à continuidade da obra.
Por isso, vamos abordar os principais tipos de acidentes com máquinas pesadas e como fazer o manuseio correto para evitá-los. Confira!
Os tipos de acidentes mais comuns na construção civil
Choque – Em geral, é um dos tipos de acidentes com máquinas pesadas causados pela falta de visibilidade. Ou seja, quando o operador do equipamento realiza manobras em locais complicados, com pontos cegos ou pouca iluminação. Além disso, existe a possibilidade de ele estar perto de outras máquinas ou pessoas, aumentando ainda mais o risco de colisões.
Por isso, existem alguns dispositivos de segurança para instalar e melhorar a visão do operador. Câmeras e sensores são os mais comuns, podendo alertar sobre a presença de obstáculos durante o manuseio. No entanto, se não for possível instalar esses equipamentos, o ideal é contar com um outro trabalhador para fazer as operações do lado de fora da máquina.
Quedas – As quedas são um dos principais riscos da construção civil. Em acidentes com máquinas pesadas elas também estão presentes, principalmente pelo fluxo de trabalho. Ou seja, quando o operador precisa subir e descer do equipamento com frequência, fica mais sujeito a acidentes.
Assim, para resolver este problema, é ideal que os trabalhadores contem com calçados adequados que possuam solas antiderrapantes. Também deve-se garantir que escadas e plataformas estejam adequadas para o uso frequente. Vale destacar ainda que superfícies ou rampas escorregadias aumentam o risco de acidentes e, por isso, é necessário redobrar o cuidado.
Esmagamento – Ao utilizar máquinas pesadas, um risco elevado é o de prensar partes do corpo em locais móveis do equipamento. Por exemplo: correias, correntes, engrenagens ou até mesmo cilindros.
Esse tipo de acidente causa ferimentos gravíssimos, como amputações ou até mesmo óbito, tornando o ambiente com equipamentos pesados de alerta máximo.
Para evitar estes problemas, deve-se ter proteções em todas as partes mais perigosas da máquina. Ainda devemos fornecer orientações sobre o uso adequado dos equipamentos e sobre como transitar nos locais de operação.
Tombamento – Outros tipos de acidentes com máquinas pesadas mais comuns são os tombamentos. Eles ocorrem durante a operação do equipamento, principalmente em terrenos acidentados, irregulares ou instáveis. Ainda podem acontecer devido ao manuseio incorreto ou negligente.
Como evitar acidentes com máquinas pesadas?
Agora que sabemos os principais tipos de acidentes com máquinas pesadas, podemos abordar alguns pontos para evitá-los. Em geral, os cuidados no dia a dia devem prevalecer, com a utilização correta dos equipamentos e com bastante atenção.
Desse modo é possível garantir maior segurança para os trabalhadores envolvidos na obra e até mesmo no entorno. Saiba mais:
Manutenção – Primeiramente, todos os equipamentos devem estar com a manutenção em dia. Essa é a base para garantir o bom funcionamento das máquinas e ainda evitar acidente.
Desse modo, devem ser executadas verificações periódicas, garantindo que todas as peças estejam em bom estado de funcionamento. Outro ponto importante é seguir à risca as instruções do fabricante, fazendo com que se tenha melhor desempenho e segurança.
Treinamento – Profissionais experientes e qualificados fazem toda a diferença na obra. Isso tem ainda mais destaque na operação de máquinas pesadas e na redução de acidentes de trabalho.
Por isso, é muito importante investir em treinamentos para a utilização correta. Ou seja, todos os profissionais que lidam com equipamentos pesados devem ter capacitação para operar corretamente.
Com esses estudos, eles ainda aprendem como seguir procedimentos de segurança, identificar possíveis riscos e agir em situações de emergência.
Sinalização adequada – Por último, é muito importante estabelecer uma sinalização clara e eficiente. Ela é essencial para alertar os trabalhadores e outros envolvidos na obra sobre os perigos em potencial. Além disso, eles destacam os cuidados e precauções que as pessoas devem tomar ao redor das máquinas pesadas.
Isso é fundamental para prevenir acidentes, além de melhorar o fluxo de tráfego do canteiro de obras. Em momento algum elas devem ser negligenciadas e é sempre necessário ressaltar sua importância para todos os colaboradores.
Como o aluguel de maquinário ajuda a evitar acidentes
Você sabia que a locação de máquinas pesadas pode colaborar com a redução de acidentes na obra? Além disso, esse procedimento, que é cada vez mais comum na construção civil, também torna o projeto mais eficiente, rápido e econômico.
Em primeiro lugar, ao alugar equipamentos, você tem a garantia de que máquinas de última geração estarão em bom estado de conservação serão utilizadas. Ou seja, você não precisa comprar essas ferramentas, que possivelmente seriam utilizadas apenas para alguns serviços, gerando custo e ociosidade.
Além disso, como vimos, a falta de manutenção pode causar acidentes com máquinas pesadas. As empresas que realizam a locação de equipamentos fazem vistorias periódicas, reduzindo o risco de falhas mecânicas. Esse trabalho de rotina também diminui o custo operacional geral, já que você não precisa colocar valores de manutenção no orçamento.
Em empresas qualificadas, é possível tanto contratar os serviços de qualificação profissional, quanto terceirizar o trabalho. Assim, você pode optar por trabalhar com equipamentos em perfeitas condições e operados por trabalhadores experientes e qualificados. Tudo isso colabora para reduzir acidentes com máquinas pesadas.
Precisa de equipamentos modernos para a sua obra? Com a Terra Brasil você tem a garantia de estar utilizando o que há de mais moderno no mercado em seu projeto.
Com profissionais experientes e que estão constantemente se aprimorando, você tem a garantia de rapidez, redução de riscos de acidentes e tudo isso sem perder a qualidade do produto final.