Como fazer nivelamento em terrenos desnivelados

Como fazer nivelamento em terrenos desnivelados

Os terrenos desnivelados fazem parte do cotidiano da construção civil. As chances de encontrar uma área perfeita para o seu projeto é baixíssima.

Por isso, é necessário realizar procedimentos que façam com que o terreno fique perfeito para poder receber a obra. Basicamente, o nivelamento é feito através da terraplenagem, etapa inicial e fundamental para construir um novo empreendimento.

Desse modo, a terraplenagem é capaz de transformar terrenos desnivelados em planos, fazendo com que eles fiquem totalmente aptos para receber as intervenções civis e arquitetônicas do projeto.

A dificuldade no trabalho pode variar conforme o tipo de terreno. Nesse sentido, quando as áreas são mais acidentadas e com grandes desníveis, vão exigir tarefas de maior intensidade.

Este processo é muito importante e, portanto, deve ser realizado por profissionais especializados, a fim de garantir maior qualidade e segurança para a obra.

Para isto, também precisa ser realizado um projeto arquitetônico, que vai orientar o topógrafo quanto aos níveis e tamanhos definidos para a construção.

É muito importante, pois se a execução do nivelamento de terrenos desnivelados for feita de maneira incorreta e sem o respaldo técnico do projetista, a obra pode sofrer diversos problemas no futuro, como erosão do solo ou deslizamentos de terra.

Para arrumar os terrenos desnivelados, além da questão topográfica, é necessário realizar a preparação do terreno. 

Nesta etapa, devem ser feitas a limpeza da vegetação e dos materiais indesejados, que possam estar na área. Somente com o terreno limpo e plano é que a obra pode ser iniciada.

Para os materiais, a mão de obra especializada pode indicar com facilidade quais serão utilizados e as quantidades corretas. Existem diversos maquinários que podem tornar todo o processo mais ágil e eficiente.

Em geral, uma minicarregadeira é o suficiente para fazer o trabalho, mas em muitos casos utiliza-se máquinas maiores. 

Estas são capazes de fazer o nivelamento mais rapidamente, mas é necessário verificar o peso do maquinário para não levar riscos ao terreno e às adjacências, como calçadas e instalações do entorno.

 

Terrenos desnivelados com aclive ou declive

 

Um dos maiores problemas para este tipo de trabalho é arrumar terrenos desnivelados muito acidentados. Estes podem ser em aclive ou declive.

Terrenos com aclive – Os terrenos desnivelados com aclive apresentam a frente mais baixa que o fundo. Ou seja, para deixá-los planos é necessário realizar um corte no terreno, escavando e tirando a camada de terra que está ultrapassando o nível desejado.

Em geral, este trabalho costuma ser mais fácil do que o de nivelar terrenos em declive. Por isso, na hora de escolher um terreno, as pessoas costumam preferir esse tipo de terreno.

Com o maquinário correto, é possível fazer o ajuste e, posteriormente, utilizar caminhões para retirar o excedente de terra.

Vale ressaltar que não se deve tirar muita terra do terreno, pois ela pode ser necessária ao longo da construção. Por isso, o mais indicado é fazer a tarefa deixando um pouco de terra amontoada, para eventuais necessidades.

No caso do loteamento ser muito inclinado, é preciso avaliar a necessidade de construir muros de arrimo, que servem para conter a terra e evitar deslizamentos.

Terrenos com declive – Os terrenos em declive possuem um processo de nivelamento diferente, que muitas vezes é mais trabalhoso. Isto ocorre porque o tipo de loteamento tem a frente mais alta do que o fundo e, por isso, será preciso fazer o aterramento até atingir o nível necessário para projetar a obra.

Em primeiro lugar, deve-se utilizar um muro de arrimo ou sustentação. A partir disso, utiliza-se caminhões de terra para encher o terreno e depois espalhar o material e compactar a terra a cada 30cm de atividade até o nível final desejado.

Apesar de trabalhoso, é um serviço que pode ser executado e vai garantir a segurança e a estabilidade do terreno, se o nivelamento for feito de forma correta.

No entanto, o maior obstáculo para estes tipos de terrenos desnivelados é o orçamento. Conforme a extensão da área e do grau do desnível, o custo da terraplenagem pode ser mais elevado.

Por isso é importante consultar profissionais especializados antes de adquirir o terreno em definitivo e para cada situação, o terreno pode demandar corte de terra em algum ponto e aterramento em outro.

Caso isso aconteça, é possível economizar utilizando a terra que sobrou da área cortada para fazer o aterramento do ponto mais baixo.

Deixe um comentário