Existe uma série de etapas da terraplenagem que devem ser executadas para que o serviço fique completo. Cada um desses passos é fundamental para o sucesso da obra e a garantia de segurança e eficiência para todo o projeto de construção civil.
Negligenciar uma das etapas da terraplenagem pode trazer graves riscos para a construção e para as pessoas envolvidas, podendo causar acidentes graves e prejuízos para a obra. Estas patologias podem surgir também se o processo de terraplenagem não for realizado corretamente ou por profissionais sem qualificação.
Para evitar rachaduras ou desabamentos, terreno desnivelado, acidentes e até mesmo o risco de a obra ser embargada pelo poder público, você deve seguir todas as etapas da terraplenagem à risca.
Para isso, a empresa responsável precisa fazer uma análise prévia de todo o solo e do projeto, conferindo como serão feitas as aplicações e a melhor maneira de realizar a terraplenagem.
Assim, seja em construções de pequeno porte ou em grandes empreendimentos, a terraplenagem é uma das etapas mais importantes da construção civil. E conhecer todos os processos que a envolvem é fundamental para entendermos o seu funcionamento e relevância.
Conheça as etapas da terraplenagem
Escavação – Uma das etapas da terraplenagem que necessita de equipamentos modernos. Através do uso de uma escavadeira ocorre a remoção do excesso de terra, alterando a topografia natural da área, rebaixando o terreno. Existem duas formas de realizar este processo, variando conforme a necessidade. Assim, pode-se realizar com a remoção da terra ou sem retirada de material.
No primeiro modelo, o terreno é apenas escavado e a terra retirada é levada para outros lugares de descarte correto e sustentável. Já no segundo processo, existe uma cota de nivelamento, que é comum em todo projeto, assim, o excesso também é retirado.
No entanto, ele deve ser destinado para outras áreas da obra em que o nível é mais baixo do que o necessário para o projeto.
Aterrar – Esta etapa consiste basicamente em despejar o excesso de terra armazenado na área desnivelada. Assim como o processo anterior, ele também pode ser feito com terra ou sem.
Desse modo, deve-se averiguar a necessidade de a terra ser escavada ou a própria área tem pouca terra, sendo necessário completar com material de outro lugar.
No segundo caso, é utilizado material de origem do próprio terreno, geralmente, essa terra não tem funcionalidade. Ela é chamada também de corte e compensação.
Compactação de solo – Este é o passo seguinte em relação às duas etapas da terraplenagem anteriores. Este processo está ligado diretamente à construção de aterros em partes do terreno, sendo o solo compactado por meio de rolos compactadores e compressores para torná-lo mais firme.
O processo é realizado a partir do umedecimento de uma certa quantidade de terra e após isso deve-se utilizar para assentá-la. O processo é feito em diversas camadas até atingir o que foi especificado no projeto.
Troca de solo – Muitas vezes a consistência do solo pode não ser firme o suficiente para que possa construir a estrutura do projeto.
Quando isso ocorre, deve-se fazer um estudo da região, conferindo as condições da área e a partir dos resultados verificar o quanto será retirado para então importar terra e compactar o solo.
Drenagem do solo – De todas as etapas da terraplenagem, esta é a que mais se encaixa no processo de fundação profunda. Esta importante técnica deve-se ser realizada quando o terreno está muito úmido impossibilitando a compactação.
Desse modo, são criados canais que são criados em partes do terreno para escoar a água em excesso e valas em um nível mais baixo.
Prevenção de erosão – Um dos processos da terraplenagem essenciais para solos arenosos, sedimentares, com taludes, com terrenos em declive ou aclive, são propícios a terem erosões por causa das chuvas fortes.
Nessas localidades, é necessário construir curvas de nível, evitando o surgimento de alterações. Assim, o corte ao longo do aclive ou declive para onde a água escorre, evitando a deterioração do solo e surgimento de erosões.
Terraplenagem de qualidade é com a Terra Brasil
Se você precisa de serviços de terraplenagem, confie o seu projeto a uma empresa especialista no assunto. Só assim você terá a garantia de que o seu empreendimento não sofrerá riscos de segurança ou atrasos na obra. Somente profissionais capacitados, com equipamentos de última geração podem executar com precisão e eficiência todas as etapas da terraplenagem.
A Terra Brasil Terraplenagem é uma empresa especializada em serviços de terraplenagem em geral. Atuamos no setor desde 1997, quando iniciamos nosso trabalho apenas com o comércio e transportes de materiais de construção.
Atualmente, possuímos mais de 15 qualificações em terraplenagem e concluímos mais de 2300 obras com este tipo de serviço.
Também realizamos locação de equipamentos e serviços de demolições (pequeno, médio e grande porte) e escavações, fazendo o acompanhamento e limpeza de materiais resultantes de fundação tipo hélice contínua monitorada.
Atuamos ainda na área de comércio e transporte de materiais de construção como areias, pedras, argamassas, aterros entre outros, atendendo nossos clientes com eficiência e qualidade.