Realizar o controle de obras não é uma tarefa fácil. A todo momento surgem questões que necessitam de uma tomada de decisão rápida e eficiente.
Além disso, para fazer um acompanhamento efetivo e otimizado é necessário estabelecer também um controle metodológico. Desse modo, é garantido a sistematização e o bom andamento dos projetos e processos de cada fase construtiva.
Estes pontos são muito importantes, já que com a falta de planejamento durante as obras de construção civil, é possível que aconteçam uma série de situações negativas.
Muitas vezes, podem ocorrer problemas que geram custos inesperados ou o surgimento de patologias, que pode chegar ao ponto de inviabilizar a construção.
Assim, é muito importante investir nestas metodologias, que colaboram também com crescimento saudável da empresa, bom relacionamento da equipe e reconhecimento do mercado.
Existem diversas ferramentas metodológicas que colaboram no controle de obras. Por isso, separamos algumas que colaboram no momento de tornar os processos mais otimizados, garantindo o sucesso do empreendimento. Veja mais:
Como melhorar o controle de obras
PMBOK:
Uma das principais maneiras de fazer o controle de obras é através da metodologia PMBOK. Basicamente, este tipo de gerenciamento é uma espécie de guia que demonstra detalhadamente o ciclo de vida de um projeto.
Além disso, se destaca por apresentar as melhores práticas da gestão de projetos, que se adaptam a qualquer modelo.
PRINCE 2:
Esta metodologia de controle de obras tem origem britânica e o seu nome significa “Projeto em ambiente controlado”. Possui como foco principal produtos e entregas que devem ser realizadas durante a execução do projeto.
Project Model Canvas:
Para o controle de obras, esta metodologia apresenta como vantagem o fácil entendimento para todos os colaboradores, inclusive aqueles que não estão familiarizados com o tema ou que sejam inexperientes no mercado. É um método simples, mas que traz resultados rápidos e eficazes.
Scrum:
Uma metodologia que foca no desenvolvimento de produtos. Concentrada em passos pequenos, sua meta é dividida, em vez de ser focada apenas no resultado final.
Zoop:
Para o controle de obras, é considerada a metodologia mais sólida. De origem alemã, seu nome significa Planejamento de Projetos Orientados por Objetivos.
Como grande diferencial em relação aos outros tipos, esta oferece a possibilidade da participação popular, facilitando a interação entre grupos de todos os tipos. Seu acompanhamento é feito em quatro etapas: análise, elaboração, prática e análise de resultados.
Dicas de como planejar e acompanhar uma obra com sucesso
O planejamento e controle de obras é uma das fases mais importantes para o sucesso do projeto de construção civil. Desse modo, os responsáveis pela execução do empreendimento conseguem prever riscos e problemas e apresentar soluções rápidas e eficientes.
Nesse sentido, é necessário que os profissionais saibam o que ocorre em cada fase do trabalho, evitando atrasos e qualquer tipo de problemas. Por isso a falta de planejamento é um grande problema nas indústrias da construção civil.
Existem diversos processos que podem colaborar para que sua obra não saia do controle. O primeiro ponto é determinar os métodos de execução, o que vai fazer com que se tenha um plano sobre todo o funcionamento da construção.
Depois disso, deve-se realizar os planejamentos físico, dos recursos operacionais e financeiros e canteiro de obras. Assim já é possível ter maior controle e gestão dos processos.
Além disso, existem algumas informações primordiais que você precisa obter com antecedência, para organizar o tempo e os recursos utilizados na construção. Os quatro recursos necessários são: estudo de viabilidade, cronograma financeiro físico, cronograma de prazos e tarefas e orçamento da obra.
Vale destacar que a tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão e no controle de obras. O uso de máquinas e sistemas modernos têm sido de grande ajuda para o setor da construção civil.
Em todos os sentidos, a tecnologia colabora com a melhoria do desempenho dos profissionais e facilitando o dia a dia das construtoras e dos gestores.
Desse modo, existem diversos softwares de gestão otimizada, que facilitam todo o processo e aumentam consideravelmente a produtividade das equipes.
Com isso, é possível proporcionar uma gestão rápida e intuitiva, entregando o produto final no prazo combinado, dentro do custo calculado e com a qualidade prometida.
Com toda a certeza vale muito para a sua obra o investimento em softwares de gestão. Basta pesquisar e identificar aquele que se adequa mais às necessidades da sua obra.