A gestão de obra é a melhor garantia para que tudo se materialize no tempo proposto e dentro do orçamento que foi estipulado.
Realizar uma boa gestão de obra pode mudar completamente o rumo do seu empreendimento, afinal essa prática garante mais produtividade no dia a dia de um canteiro de obras. A maioria das pessoas desconhece a importância dessa etapa, sendo ela crucial para que o projeto tenha os seus objetivos de qualidade, prazo e custo atendidos. Mas, afinal..
O que é Gestão de Obra?
A gestão de obra abrange um conjunto de atividades que envolvem a administração de tempo, recursos e equipe para que haja o cumprimento do cronograma de obra e a previsão financeira dados no orçamento. O profissional responsável irá administrar, simultaneamente, todas as etapas produtivas e burocráticas da construção. Quem assume esse papel deve entender de custos, contratos e prazos de entrega, assim como ser organizado e um bom gestor de pessoas. No Brasil, de acordo com a Lei 5.194, de 1996, arquitetos e engenheiros civis têm a atribuição de realizar gerenciamento de obras.
Leia também: Gerenciamento de resíduos da construção civil: 3 motivos para fazer
Quando a gestão de obras é aplicada de forma eficiente, é possível fazer uma investigação mais direcionada a todos os setores do empreendimento, possibilitando uma avaliação minuciosa do todo, assegurando que o que foi planejado está sendo executado. Uma gestão de obra eficiente, obrigatoriamente, deve abranger as seguinte etapas:
- Planejamento da produção;
- Planejamento operacional e logístico;
- Controle sistemático de prazos;
- Controle eficiente de custos;
- Gestão de pessoas;
- Gestão da qualidade;
- Segurança e meio ambiente.
Com esses processos de gestão de obra estão bem definidos e aplicados adequadamente dentro de diretrizes e metas pré-estabelecidas, é possível gerir, simultaneamente, os recursos, o cumprimento do cronograma e a previsão financeira.
Leia também: Terraplenagem ou Terraplanagem? Saiba qual expressão usar
Uma obra sem um gestor competente é uma fábrica de problemas, cada equipe passa a atuar buscando resolver o seu próprio problema, mesmo que isso represente uma dificuldade para as demais equipes. Outro exemplo de dificuldade é o provocado pela falta de planejamento na aquisição de materiais, que pode gerar atrasos e desperdícios irrecuperáveis. Há materiais que precisam ser comprados com meses de antecedência, sob pena de não tê-los disponíveis, ou de ter que se pagar um preço bem acima do previsto no orçamento.
Use a tecnologia a seu favor
Hoje existem inúmeras tecnologias que podem auxiliar na gestão de obra. Um bom software é capaz de mantê-lo organizado e em dia com as tarefas de cada projeto, eliminando pilhas de papéis e documentos da sua mesa e permitindo que você se mantenha focado no que realmente importa para que obra seja entregue dentro do prazo. As opções mais funcionais são capazes de gerenciar ativos financeiros, documentos, planilhas e cronogramas, registro fotográfico, escala de trabalho, gestão de tarefas e muito mais.
Se você chegou até aqui deve entender porque a gestão de obra é tão importante para que todo o planejamento do seu empreendimento seja respeitado. Gostou dessas informações? Compartilhe com seus amigos! Veja outras dicas de construção civil.