Constantemente os maquinários da construção civil necessitam de cuidados e todos os tipos de manutenção. Esse processo deve ser feito para evitar que os equipamentos tenham problemas, acarretando custos maiores, além de atrasos e riscos à segurança.
Assim, a boa gestão e manutenção de equipamentos é indispensável em um planejamento de obra. Isso pode trazer custos elevados e bastante trabalho para a empresa, mas se não forem feitos, as consequências podem ser ainda maiores.
Quando a empresa faz a aquisição de maquinários, a intenção é ter o melhor suporte possível para a construção. No entanto, quando esses equipamentos estragam, podem causar atrasos enormes no cronograma e ainda trazer prejuízos tanto para o conserto, quanto para o tempo de entrega.
Para evitar essas situações, é necessário realizar diferentes manutenções, que visam antecipar os problemas, mesmo que ocupem mais espaço do cronograma.
A forma ideal para fazer isso é com a ajuda de um software de gestão, calculando a depreciação do seu estoque de ferramentas e máquinas. Mas essa ferramenta pode ser um tanto quanto complexa e também vai trazer novos custos.
De qualquer modo, a manutenção é fundamental para manter a longevidade dos equipamentos e evitar que a obra sofra com atrasos ou baixa qualidade de entrega do produto final.
Tipos de manutenção de equipamentos
O planejamento e organização da manutenção dos maquinários da construção civil também vai ser elaborado conforme o inventário detalhado.
Desse modo, é importante também buscar informações sobre o ano de fabricação, data de compra, quilometragem/anos de uso de cada equipamento. A partir disso, é possível elaborar um plano de manutenção e executar com maior agilidade.
Existem três principais tipos de manutenção que devem constar nessa organização. Saiba mais:
Manutenção preditiva – Possui o objetivo de se antecipar às falhas. Deve ser feita através de revisões periódicas, organizadas entre os trabalhadores para que não ocorram problemas. Nesse processo ocorre a substituição de peças antes que estraguem, prevenindo que o maquinário e ferramentas estraguem.
Manutenção preventiva – Também realizada para evitar futuros erros, ela é um pouco diferente da forma como a preditiva é executada.
A manutenção preventiva ocorre durante as obras, com o desligamento dos equipamentos e a manutenção com reparos, lubrificação, limpeza e checagem de componentes. Ou seja, ela está relacionada principalmente com o cuidado diário dos maquinários da construção civil.
Manutenção corretiva – Quando as duas formas de manutenção anteriores falharem, deve acontecer a manutenção corretiva.
É claro que imprevistos podem acontecer, mas se tudo for feito da melhor maneira possível, existem grandes chances de evitar essa manutenção.
Ela é o tipo mais caro e representa prejuízos para a empresa e, além disso, também faz com que o equipamento fique parado, causando atrasos na obra.
Locação de equipamentos com a Terra Brasil
Agora que você sabe tudo sobre a manutenção dos maquinários da construção civil, deu para entender como esse processo é complexo, demorado e custoso, não é mesmo? Por isso, vamos apresentar uma solução bastante prática, que vai facilitar todo o projeto da obra, acelerando o cronograma e ainda abrir espaço no orçamento final.
A locação de equipamentos é uma forma de obter todas essas vantagens e ainda utilizar equipamentos de última geração para a construção de novos empreendimentos. Ainda mais quando estamos abordando obras em grande escala, que necessitam de andaimes, escavadeiras, tratores e os mais diversos equipamentos.
Em primeiro lugar, fazer a aquisição de todos os itens e equipamentos necessários é algo bastante custoso. Também é necessário trabalhar com maquinários da construção civil de última geração, que podem se tornar ainda mais caros na hora da compra.
Esses custos ficam ainda mais elevados se considerarmos a necessidade da manutenção. Desse modo, a locação de equipamentos traz uma ótima solução para construtoras e profissionais entregarem um trabalho de qualidade.
Além da redução de custos, podemos citar como benefícios a redução de riscos na compra de maquinário, já que dependendo do cronograma de obra e da quantidade de obras, muitas vezes o equipamento pode ficar parado.
Ou seja, para reduzir os custos da sua obra e aumentar a produtividade, realize o aluguel de maquinários da construção civil. Mas não deixe de levar em consideração a empresa que está fazendo a locação, pois ela precisa ser de confiança.
A Terra Brasil está há mais de 25 anos no mercado da construção civil. Especializada em serviços de terraplenagem, também trabalhamos com a locação de maquinários da construção civil. Nós investimos em qualidade, trazendo os melhores equipamentos do setor para atender melhor os nossos clientes.
Além de ser muito mais barato do que fazer a compra de equipamentos, com a Terra Brasil você tem agilidade na locação e evita a necessidade de treinamento e capacitação de profissionais para operação do equipamento, já que oferecemos mão de obra especializada. Outros atrasos que nós evitamos para a sua obra é com as liberações e licenças necessárias para operar.
Os maquinários da construção civil oferecidos pela Terra Brasil para locação são de última geração, trazendo o que há de mais moderno no setor para a sua obra. Tudo isso significa ter a garantia de qualidade, segurança e agilidade no seu projeto.