A terraplenagem deve ser o ponto de partida de toda obra da construção civil. Tanto para pequeno porte, quanto para obras maiores, ela é fundamental e está diretamente ligada à segurança de todo o projeto. Uma terraplenagem mal executada pode ser causadora de diversos problemas para a construção.
Esse processo prepara o terreno para receber a parte estrutural da obra, garantindo que o terreno esteja perfeito para receber a construção.
Além disso, pular essa etapa ou fazê-la sem planejamento e com má execução pode comprometer a aprovação da construção em fases futuras. Muitas vezes, também é possível que a falta da terraplenagem gere retrabalhos e consertos, extrapolando o orçamento e cronograma da obra.
Nesse sentido, todo terreno precisa estar em perfeitas condições para a execução da obra. A terraplenagem faz com que ele fique plano, compactado e seguro, deixando-o muito mais estável.
Um processo tão importante quanto esse não pode ser mal executado. Além disso, deve ser feito com planejamento e realizado por profissionais qualificados. Caso seja feita sem considerar critérios rigorosos de qualidade e desconsiderando o perfil geológico, pode gerar diversos problemas.
Podemos citar, por exemplo, erosão e condições adversas do subsolo, que comprometem toda a obra. Em casos mais extremos, pode levar até mesmo a inviabilização da obra e até a interdição de construções.
Conhecendo o perfil geológico da área, é possível executar uma terraplenagem de qualidade e garantir segurança à obra. Muitas vezes é necessário realizar a retirada ou o aterramento do solo, que formam taludes, planos inclinados que estabilizam o terreno.
Por isso, é extremamente necessário que o processo seja feito com cuidado e bastante critério, pois se for mal dimensionado, pode gerar prejuízos à obra.
Enfim, são diversos motivos para que esse processo seja realizado com bastante cuidado, atenção e profissionalismo. Conheça os principais riscos causados por uma terraplenagem mal executada.
Os problemas da terraplenagem mal executada
Existem diversos problemas que podem ser causados por uma terraplenagem mal executada. Alguns deles vão aparecer mais rapidamente, evidenciando de cara o trabalho malfeito. No entanto, também existem consequências que podem surgir ao longo do tempo, sendo mais difíceis de identificar neste curto prazo.
De qualquer forma, em ambos os casos é necessário garantir que esses problemas não ocorram, já que eles podem ser extremamente perigosos para a construção.
Curto prazo – Como foi dito anteriormente, uma terraplenagem mal executada pode causar diversos problemas em um curto prazo de tempo. Muitas dessas adversidades podem surgir também em função das intempéries do clima.
Por exemplo, chuvas podem causar a erosão do solo, fazendo com que o material erodido seja levado para dentro de drenagens pluviais, entupindo-as e causando danos na vizinhança do empreendimento.
Outros serviços podem ser mal executados e as consequências aparecem de início devido a remoção excessiva e desnecessária da vegetação.
Nesse caso, deve-se levar em conta que muitas plantas colaboram para proteger o solo, evitando o risco de deslizamentos, o que em proporções maiores pode causar acidentes de magnitudes muito grandes.
Em um curto período de prazo, um terraplenagem mal executada pode fazer com que a edificação recém construída não esteja sobre um solo bem estabilizado, nivelado e compactado. Isso pode fazer com que a construção chegue até mesmo a colapsar, com o aparecimento de trincas e rachaduras.
Como sabemos, esses danos podem trazer problemas ainda maiores, fazendo com que o local tenha que ser desocupado para que não haja perigos para as pessoas.
Longo prazo – Já destacando os problemas no longo prazo, temos situações críticas que podem não só inviabilizar toda a construção, mas também prejudicar o entorno do local.
Nesse sentido, uma terraplenagem mal executada pode provocar continuidade de uma erosão na vizinhança, fazendo com que a drenagem de toda a região seja afetada. Em grande escala, até mesmo enchentes podem ocorrer por esse trabalho mal feito.
Além disso, os imóveis do entorno podem sofrer grandes impactos causados pelos acúmulos de água em função da mudança de cotas e lençol freático.
Estas propriedades também podem sofrer com deslocamentos de terra, além de problemas na estrutura da construção. Ao longo do tempo, é possível que os imóveis sejam prejudicados a ponto de sofrerem interdição.
Terraplenagem de qualidade com a Terra Brasil
Quer uma obra segura e de qualidade? Então contrate os serviços da Terra Brasil. Temos mais de 20 anos de experiência no setor da construção civil e somos uma empresa especializada em serviços de terraplenagem.
Para executar nossos trabalhos, seguimos critérios rigorosos, que definem a virtude do nosso trabalho e tornam o nosso dia a dia ainda mais gratificante.
Além disso, nossos profissionais são extremamente qualificados, trabalhando sempre com eficiência e precisão. Afinal, a nossa empresa possui mais de 15 qualificação no currículo.
Também reunimos o que há de mais moderno em máquinas e equipamentos de terraplenagem, para proporcionar o máximo de rendimento.
Com os serviços de terraplenagem, levamos maior segurança para os investimentos dos nossos clientes. Não apenas pelos trabalhos, que são garantia de uma obra segura, mas também pela qualidade do nosso trabalho.
Isso tudo se comprova através da confiança de nossos parceiros. Temos mais de 2.368 obras concluídas com terraplenagem e mais de 985.000 M² terraplanados.
São empresas construtoras e empreendedoras de grande renome nacional, que confiam no nosso trabalho e tiveram os seus projetos concluídos com sucesso. Somos uma empresa preparada, com experiência e profissionais capacitados para desenvolver o seu projeto com a máxima qualidade e rapidez.