Eficiência, produtividade e economia é tudo o que se exige de projetos modernos da construção civil. Por isso, o arrasador de estacas é o equipamento ideal para ajudar na sua obra.
Basicamente, o arrasamento de estaca é o nível adotado para o corte da cabeça de estacas das fundações. Quando se crava uma estaca, ela fica acima da cota em que deve receber o bloco de coroamento. Então, é preciso cortá-la. Para que fique exatamente no nível previsto para receber o bloco.
Esse processo complexo e tão fundamental para a construção civil pode ser feito de maneira mais prática e eficiente com um arrasador de estacas. Quer saber mais? Confira no post!
O que são arrasadores de estacas e como eles podem trazer economia para sua obra
O arrasador de estacas é um equipamento que foi projetado para realizar atividades específicas na construção civil. Ele é utilizado para fragmentar e remover o concreto das estacas no trecho em que elas serão arrasadas. Esse processo ocorre de acordo com a cota de arrasamento do projeto.
Esse equipamento é formado por um colar com elos que se ajustam perfeitamente à seção das estacas. Ele ainda permite retirar ou receber os elos para adaptar seu diâmetro à necessidade da estaca.
Ele traz maior economia para a obra, já que é um equipamento altamente produtivo, principalmente comparado com a técnica de arrasamento manual. Por exemplo, podemos observar que o arrasamento de um metro em uma estaca com 600 mm de diâmetro pode demorar várias horas de forma manual. O arrasador de estacas levaria aproximadamente 3 minutos para fazer o mesmo procedimento.
Basicamente, ele realiza a ruptura ou quebra da estaca por esmagamento do concreto com preservação das ferragens. Essa demolição ocorre apenas da cabeça da estaca até a cota do projeto ou cota de arrasamento. Além disso, ela acontece sem qualquer tipo de danos no restante da estaca e pode ser usada mesmo em estacas subaquáticas.
Outra questão importante para a economia na obra é que ele possui fácil manutenção e instalação. Assim, também se economiza tempo e dinheiro em questões básicas de utilização do equipamento.
O arrasador de estacas ainda pode ser instalado em escavadeiras, guindastes ou demais manipuladores telescópicos que tenham pressão de 300 bar. Com essa junção de dois maquinários, ele ainda aproveita o excelente rendimento e produtividade das escavadeiras, principalmente. Isso ocorre porque em função da capacidade de rotação 360º, com movimentação através de esteiras.
Benefícios do uso do arrasador de estacas para sua obra
Como destacamos anteriormente, usar um arrasador de estacas pode fazer toda a diferença para a sua obra. Além da economia gerada, existem outros benefícios para o seu uso na construção civil.
Dentre eles, podemos destacar a produtividade, já que muitos equipamentos possuem a capacidade produtiva média de três minutos por estaca. Além disso, o rendimento pode ser até 50 vezes maior que o método convencional manual, que é executado com marteletes e rompedores. Nesse sentido, o rendimento também chega a ser duas vezes maior que as demais opções mecânicas.
Ainda temos mais destaques em relação a economia, como um grande benefício do uso do arrasador de estacas. A sua utilização é capaz de reduzir o prazo de entrega final, acelerando a obra, mas sem perder a qualidade do produto final.
Como um equipamento moderno e eficiente, também reduz a necessidade de mão de obra em excesso, bastando apenas os profissionais capacitados para o seu uso. Assim, com a utilização desse maquinário diminui consideravelmente os custos fixos da obra, em geral.
Outro ponto importante que podemos destacar sobre o arrasador de estacas é a segurança que ele oferece à obra. Para os trabalhadores capacitados, ele é de fácil operação e possui uma produção mecanizada, facilitando ainda mais o trabalho.
Além disso, ele apresenta maior estabilidade para a região em que será utilizado, já que é isento de impactos e vibrações. Desse modo, a segurança do trabalhador também pode ser um fator preponderante para o uso desse equipamento. Ele não causa problemas à saúde que outros tipos de máquinas causam, como a Síndrome de Vibração das Mãos e Braços, por exemplo.
O arrasador de estacas ainda é um equipamento moderno e bastante versátil, já que a maioria dos equipamentos possuem um mecanismo de funcionamento auto ajustável. Assim, é possível oferecer ainda mais personalização para a sua obra e para a execução do trabalho.
Ele também tem a possibilidade de atuar com estacas de diferentes formatos e tamanhos, sem alterar as peças da própria composição. Além disso, na maioria dos equipamentos, a produção não precisa ser interrompida para fazer ajustes de diâmetro.
O arrasador de estacas executa 98 a 99% da demolição e remoção do concreto no trecho a ser arrasado e ainda pode ser compatível com escavadeiras pesadas, sem necessitar da linha hidráulica auxiliar.