O arrasador de estacas é um dos principais equipamentos das construção civil moderna. Ele é fundamental para realizar o processo de arrasamento de estacas de maneira eficiente, rápida e segura.
De formato circular, o equipamento se envolve ao redor de toda a estaca, executando o arrastamento por igual, na posição horizontal, impedindo que ocorram trincas ou qualquer outro tipo de dano nas estacas.
Bastante versátil e de fácil utilização por profissionais qualificados, o arrasador de estacas apresenta diversos benefícios para a obra. Nesse sentido, o processo inovador se tornou a solução perfeita para arrasamento de estacas de diâmetros de até 100 cm.
Seu acionamento ocorre por uma unidade de força hidráulica (escavadeira fornecida pelo cliente), que está interligada em cilindros hidráulicos interligados.
Esse avanço ocorre de forma radial à estaca e por apresentar diversos pontos de contato em movimento único, não produz vibrações na estrutura.
Mas não é só isso que o equipamento leva de excelência para a obra. Existem diversas vantagens e, por isso, separamos uma lista para te apresentar os benefícios do arrasador de estacas. Confira!
Vantagens de usar o arrasador de estacas
Primeiramente, uma das principais vantagens ao utilizar o arrasador de estacas com toda a certeza é a sua versatilidade. Nesse sentido, vale destacar que cada vez mais as obras da construção civil exigem padrões modernos e eficiência.
Por isso, equipamentos que possam ser aplicados de diferentes maneiras, saem na frente na hora do planejamento. Além de métodos de uso, também existem variações do trabalho que o maquinário executa que podem se adaptar conforme a necessidade do projeto.
Por isso, o arrasador de estacas é uma excelente escolha para a construção civil. Os equipamentos podem atuar em estacas de diferentes formatos e tamanhos, sem a necessidade de alterar a peça de sua composição.
Além disso, ele também permite que a produção não seja interrompida para realizar os ajustes do diâmetro do equipamento. Em muitos maquinários também apresentam a facilidade do mecanismo de funcionamento ser auto ajustável.
Produtividade – Agilidade e eficiência fazem parte das necessidades da construção civil. Enquanto a qualidade e o alto padrão dos novos empreendimentos precisam ser mantidos, o tempo muitas vezes é escasso.
No entanto, com planejamento e um cronograma bem organizado, é possível fazer com que a obra seja entregue em menos tempo. Isso inclui a utilização de maquinários modernos e eficientes. Com equipamentos como o arrasador de estacas, a obra fica muito mais acelerada, mas sem perder o padrão de qualidade.
Apenas para exemplificar, o método utilizado pelo arrasador de estacas possui um rendimento 50 vezes maior que o método convencional manual com marteletes e rompedores. Além disso, o seu rendimento é o dobro das demais opções mecânicas.
Com produtividade média de três minutos por estaca, é um processo extremamente rápido e eficiente. Ou seja, isso só prova que a utilização dos equipamentos corretos e modernos contribui para o cronograma da construção civil.
Segurança – A segurança na construção civil é um tópico fundamental e que muitas vezes é subestimado pelos profissionais do setor. Muitas vezes, na pretensão de dar maior eficiência e praticidade para as obras, esse quesito fica em segundo lugar. No entanto, ela deve ser prioridade de todos os projetos.
Nesse sentido, ao combinar profissionais qualificados e experientes, com equipamentos modernos e de alto padrão, é possível manter uma obra segura e eficiente. E essa união vale tanto para a segurança dos trabalhadores envolvidos, quanto para o empreendimento que será construído e o seu entorno.
O arrasador de estacas é a junção perfeita de todos esses quesitos. Apesar de ser um equipamento que executa uma atividade complexa, a sua operação é de fácil operação pela mão de obra especializada.
Ele também possui produção mecanizada, portanto facilita o trabalho dos operadores após a organização e início do processo de arrasamento de estacas.
Para a obra e os empreendimentos do entorno, por exemplo, a segurança está garantida pelo fato dele ser isento de impactos e vibrações. Assim, não causa problemas na estrutura do terreno que receberá a obra e ainda não afeta toda a infraestrutura da região e outros empreendimentos.
Já para os profissionais envolvidos na construção, ele possui o grande benefício de não causar danos à saúde do operador. Em muitos casos, os esforços repetitivos causam doenças, como é o caso da Síndrome de Vibração das Mãos e Braços (HAVS/SVMB). O arrasador de estacas pode ser utilizado sem restrições para os operadores.
Economia – Por último, vamos falar da economia. Organizar o orçamento de uma obra não é uma tarefa fácil, pois envolve diversos gastos e ainda conta com a possibilidade de despesas extras de emergência.
Por isso, quanto mais sólido for o projeto e melhor for o planejamento, é possível reduzir os valores envolvidos na construção.
Assim, o uso de equipamentos corretos e modernos pode também gerar economia para o projeto final. Por exemplo, no caso do arrasador de estacas, ele economiza tempo de entrega, algo que também entra no orçamento.
O maquinário ainda colabora com a redução de custos fixos e diminuição da mão de obra, fazendo com que o orçamento final seja reduzido.