Antes de iniciar qualquer obra de construção civil é necessário realizar uma série de preparações que vão garantir o sucesso do projeto. Nesse sentido, nivelar o terreno faz parte do conjunto de etapas necessárias para estabelecer a qualidade e segurança do empreendimento que será construído.
Esse processo consiste em aplainar o terreno, para que ele fique totalmente apto a receber o processo da construção. Também conhecido como terraplenagem, esse procedimento pode ser mais simples ou difícil, dependendo do tipo de terreno.
Por isso, é necessário contar com profissionais capacitados, que possuam experiência e conhecimento técnico para realizar esse serviço. Afinal, se o processo de nivelamento do terreno for feito de forma incorreta, pode ocasionar em diversos problemas na obra.
Em casos mais graves, é possível comprometer até mesmo a viabilidade da construção como um todo.
Desse modo, separamos tudo o que você precisa saber sobre nivelar o terreno para a construção civil. Fique ligado!
Nivelamento de terreno e obra de mão especializada
Como destacamos anteriormente, o nivelar o terreno basicamente consiste em deixá-lo plano e perfeito para receber uma obra. Para que isso ocorra de maneira correta e eficiente, é necessário construir um projeto arquitetônico. O documento será utilizado para orientação do topógrafo quanto aos níveis e tamanhos definidos para a construção.
Além disso é necessário que se utilize mão de obra especializada para executar esse procedimento. Se o nivelamento for feito de forma equivocada, é possível que a obra tenha diversos problemas futuros, como erosão do solo ou deslizamentos de terra. Assim, a má execução pode causar tanto prejuízo financeiro, quanto humano e de reputação da construtora.
Também é preciso realizar a preparação do terreno antes de realizar o nivelamento. Assim, deve constar no planejamento a limpeza da vegetação e dos materiais indesejados que possam estar no lote. Somente com o terreno limpo e plano é que a obra pode ser iniciada.
Ainda é importante destacar a contratação de mão de obra qualificada para nivelar o terreno, pois isso pode acarretar diversos prejuízos futuros.
Independente do fato de um terreno parecer completamente nivelado, a terraplenagem é necessária para aperfeiçoar a área da construção. Desse modo, ao contratar esse tipo de serviço, você vai economizar em possíveis retrabalhos e a inviabilização da obra.
Os profissionais experientes também saberão tomar a melhor decisão possíveis sobre os tipos de materiais e equipamentos a serem utilizados. O tipo de maquinário pode variar conforme o terreno escolhido para a obra e isso deve constar no projeto de construção civil.
Em geral, uma minicarregadeira pode servir para os processos de nivelar o terreno. No entanto, máquinas maiores podem ser escolhidas, pois executam o trabalho em menos tempo. Também deve-se fazer a verificação do peso do maquinário para ele não trazer risco ao terreno e às adjacências, como calçadas e instalações do entorno.
Nivelamento em terrenos em aclive e declive
Terrenos com aclive – Resumidamente, esse tipo de terreno apresenta a frente mais baixa do que o seu fundo. Assim, é necessário nivelar o terreno para deixá-lo plano. O procedimento é realizado a partir de um corte e depois deve-se escavar e tirar a terra que está ultrapassando o nível desejado.
Em geral, esse é o tipo mais fácil de fazer o nivelamento de terreno. Com o maquinário especializado, é feita a retirada do excedente de terra com o auxílio de caminhões.
No entanto, vale destacar que é preciso ter cuidado para não retirar muita terra do terreno, pois ela pode ser necessária para a continuidade da obra. Ou seja, é necessário deixar um acúmulo de terra retirada no canteiro de obras, para aproveitar posteriormente.
Além disso, se a área estiver muito inclinada, cabe aos profissionais responsáveis avaliarem a necessidade de construir muros de arrimo, de modo a conter a terra e evitar deslizamentos.
Terrenos com declive – Já os terrenos em declive são mais trabalhosos que o anterior. Esse tipo de terreno possui a frente mais alta que o fundo, necessitando de aterramento até atingir o nível necessário para a obra.
Sua complexidade começa na necessidade de construir um muro de arrimo ou sustentação. Além disso, é necessário contratar caminhões de terra para encher o terreno e realizar o espalhamento e compactação da terra.
Nesse sentido, dependendo da extensão da área e do grau do desnível, o custo da terraplanagem poderá ser mais elevado.