Terraplenagem ou terraplanagem? Essa dúvida é bastante recorrente para quem está procurando iniciar um projeto de construção civil.
Essa questão surge quando estamos falando de escavação ou remoção de terra e também na necessidade de deixar o terreno plano, algo que é o ponto de partida dos projetos de obras.
Afinal, qual é o uso correto da palavra terraplanagem ou terraplenagem? Indo direto ao ponto: o correto é terraplenagem.
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a origem do termo foi datada em 1877. Ele vem de “terraplenar + -agem”. O termo também pode ser apontado como uma variação que surgiu do ato de aplainar o terreno, tornar plano.
Na própria definição, o dicionário aponta: “conjunto das operações necessárias para se proceder a uma construção (edifício, estrada de ferro ou de rodagem, fortificação etc.) e que, basicamente, consistem no desmonte (escavação, desaterro ou corte) e no transporte de terras no aterro. Forma não preferencial: terraplanagem”.
Vale destacar que o termo “terraplanagem” não está necessariamente errado. Em alguns dicionários ele aparece como uma “forma irregular” de falar terraplenagem. Na linguagem do dia a dia, o fundamental é que a mensagem seja transmitida e compreendida, porém para o trabalho formal é necessário utilizar o termo correto.
O que é a terraplenagem
Basicamente, a terraplenagem é o processo de preencher os vãos de um terreno com terra para que ele fique plano. Essa ação é extremamente necessária e importante para praticamente toda obra da construção civil, tanto de pequeno porte, quanto de grande porte.
Ao tornar o terreno plano, além dele ficar perfeito para receber a obra, também é nesse procedimento que ocorre toda a base de sustentação de todo o projeto. Assim, através das investigações das características do terreno, é feito uma avaliação do comportamento do solo, para projetar um serviço seguro e eficaz.
Nesse sentido, sendo o início da construção, a terraplenagem prepara o terreno para receber a parte estrutural da obra. Ou seja, ela também está ligada à segurança da construção. Essa etapa deve ser feita com planejamento e qualidade, pois se for mal feito pode comprometer a aprovação da construção em fases futuras.
No pior dos cenários, a falta da terraplenagem pode levar a necessidade de consertos e retrabalhos caros, extrapolando o orçamento e cronograma da obra.
Confiança e qualidade com a Terra Brasil
Ao falar de processos de aperfeiçoamento dos terrenos para obras, não existe outra empresa melhor do que a Terra Brasil. Nossa experiência na construção civil iniciou em 1997 e, desde então, nos tornamos uma empresa especializada em serviços de terraplenagem em geral.
Também realizamos escavações bem como realizamos o acompanhamento e limpeza de materiais resultantes de fundação tipo hélice contínua monitorada.
Atualmente, trabalhamos com uma ampla frota de caminhões e equipamentos pesados (Retroescavadeiras, Escavadeiras hidráulicas, Mini carregadeiras entre outras) com capacidade média de entrega de 6.000m³ por dia.
Também vale destacar que efetuamos serviços na área de comércio e transporte de materiais de construção como areias, pedras, argamassas, aterros entre outros, atendendo nossos clientes com eficiência e qualidade.
Outro ponto positivo da nossa empresa é o trabalho com sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Todos os resíduos resultantes de nossos trabalhos de demolição, são devidamente descartados em usinas de triagem. E ainda, priorizamos a reutilização dos mesmos em nossos serviços de terraplenagem.
Nosso trabalho é desenvolvido com segurança, qualidade e eficiência, pois temos como objetivo principal atender bem nossos clientes garantindo-lhes a satisfação e estabelecendo uma relação de parceria e confiança.
Por isso, se você está precisando de serviços de terraplenagem bem executados, entre em contato com a Terra Brasil.
Temos o que há de mais moderno em máquinas e equipamentos no setor, para proporcionar o máximo de rendimento. Tudo isso comprovado pelos nossos parceiros e clientes, em nossos mais de 985 mil metros quadrados terraplanados e mais de 2368 obras concluídas com terraplenagem.