A topografia é uma das principais tecnologias que podem contribuir com a construção civil e a elaboração de novos projetos. Basicamente, a topografia é a ciência que estuda a forma e a posição de objetos na superfície da Terra.
Ela é principalmente utilizada para a produção de mapeamentos, realização da locação de plantas da construção e planejamento de serviços de terraplenagem. Além disso, a topografia colabora com o planejamento de projetos de engenharia civil, arquitetura e paisagismo.
Além disso, um dos principais benefícios da topografia é realizar o estudo das características geográficas de uma região, como relevo, vegetação, hidrografia e recursos naturais.
Ou seja, para execução de obras, é fundamental permitir que os projetistas e construtores determinem a posição exata de fundações, estradas, redes de drenagem, entre outras estruturas.
Desse modo, podemos destacar a importância da topografia para a construção civil como um dos grandes marcos do desenvolvimento imobiliário.
Ela é responsável, por exemplo, pela elaboração de documentos utilizados no momento da compra do terreno e no desenvolvimento do projeto. Também é vital para subsidiar licenciamentos e registros junto a órgãos públicos, fazendo parte desta etapa burocrática do processo.
Mais especificamente dentro dos serviços executados pela construção civil, ela serve como suporte para a demarcação dos limites do terreno, locação de nivelamento dos furos de sondagem, demarcação do esquadrão da obra, nivelamento do terreno, entre outros.
Assim, a topografia garante a precisão em obras da construção civil. Principalmente se falarmos em áreas relativamente pequenas, já que qualquer tipo de erro nos ângulos e distâncias ou nas escalas de redução descritas pode significar retrabalho e gastos altos e imprevisíveis.
Como executar a topografia e quais são os principais equipamentos necessários
Como todo processo da construção civil, para fazer a realização do levantamento topográfico é necessário ter um profissional habilitado com os conhecimentos na área.
Em geral, contratar um topógrafo é o ideal para a execução desse tipo de trabalho, já que ele possui formação e estudos específicos. Ou seja, ele será a pessoa mais capacitada para executar esse procedimento da maneira correta.
Além disso, a utilização dos equipamentos é fundamental para realizar uma topografia de qualidade e alta precisão.
Nesse sentido, o profissional contratado também precisa estar habituado a utilizar ferramentas modernas e de última geração. Tudo isso envolve um planejamento prolongado e bastante minucioso.
Com relação aos equipamentos, existem três categorias principais que são fundamentais para esse levantamento topográfico.
Teodolito: equipamento muito tradicional, em desuso e antigo. Consiste em um telescópio móvel montado entre os eixos horizontais e verticais que tem a função de medir ângulos.
Taqueômetro: estação total, como também é conhecido, essa ferramenta fornece informações sobre ângulos e distâncias. Esses aparelhos ganharam protagonismo ao proporcionar um aumento na produtividade dos levantamentos.
Aparelho de geoprocessamento: dá todas as informações anteriores e também as variações de nível. Esse é um equipamento mais preciso e coordenado via satélite. Além desses três, os drones passaram a ser usados como uma ferramenta de apoio para os estudos da topografia, especialmente em regiões de acessibilidade mais restrita.
Outros equipamentos da topografia para a construção civil também incluem estação total, nível de precisão, laser scanner, drone e GPS.
Além disso, também são utilizados softwares especializados de alta precisão, que contribuem para coletar, processar e analisar os dados coletados. Desse modo, é possível criar mapas, plantas e perfis topográficos precisos e detalhados.
Os principais exemplos de softwares utilizados para a topografia são: AutoCAD Civil 3D, Microstation, ArcGIS, Global Mapper e Trimble Business Center. Cada um deles possui funcionalidades diferentes para a criação e coleta de dados, além da sistematização em alto nível.
Com a somatória dos equipamentos e dos softwares, os profissionais conseguem realizar o processo de topografia na construção civil com grande qualidade.
Eles podem, desse modo, processar e analisar os dados precisos e detalhados do terreno, fornecendo informações valiosas para a planificação, planejamento e execução de projetos.
Conheça os principais tipos de topografia
Planimétrica – Em primeiro lugar, vamos falar do tipo de topografia denominada “Planimétrica”.
Este modelo é, principalmente, utilizado para realizar a planificação e planejamento de projetos de construção. Desse modo, os engenheiros e arquitetos podem compreender a configuração do terreno, incluindo a posição de edifícios, estradas, áreas verdes, por exemplo.
Para que seja executada a topografia planimétrica, existem diversos métodos para serem utilizados. Assim, podemos destacar os levantamentos topográficos precisos, que utilizam equipamentos como estações totais, níveis de precisão e GPS.
Além disso, também é possível realizar a análise de imagens aéreas e dados geo-espaciais.
Altimétrica – A topografia altimétrica ocorre através do estudo da altura e da inclinação do terreno. Em geral, ela é bastante utilizada para realizar a definição da cota de uma superfície. Ou seja, é este modelo que vai definir qual será a altura em relação ao nível do mar ou outro marco topográfico.
Nesse sentido, esse modelo de topografia é muito importante para realizar o planejamento de serviços de corte e aterro do terreno e analisar possíveis impactos de enchentes.
Geodésica – Outro tipo de topografia é a chamada “Geodésica”. Esse modelo é bastante utilizado para determinar a posição geográfica precisa de um ponto. Assim, ela apresenta a capacidade de garantir a precisão dos projetos de construção, como estradas, pontes e edifícios. Ela também pode ser aplicada para a criação de mapas, modelos digitais e análises topográficas.
Aérea – Concluindo, vamos abordar a topografia aérea. Este tipo de estudo é realizado através da coleta de dados topográficos utilizando aviões, drones ou outros veículos aéreos.
Seu objetivo principal é produzir informações como mapas detalhados, plantas de construção e desenhos de projeto. Desse modo, esse tipo de topografia é bastante conhecido e utilizado na agricultura para mapeamento de colheitas e aplicação de técnicas da agricultura de precisão, por exemplo.
Além disso, a topografia aérea é considerada uma ferramenta bastante importante para o monitoramento de obras e atividades de construção. Isso ocorre porque permite a visualização de grandes áreas com precisão, em curtos períodos de tempo.