Fundamental em qualquer construção, a areia é utilizada durante todo o processo e a qualidade do material pode impactar no resultado final da obra.
A areia é essencial em qualquer canteiro de obras, elemento fundamental em diversos processos da construção civil, desde a fundação até o acabamento, passando pela estrutura e vedações. Para cada um desses processos deve ser escolhido um tipo, variando a granulometria e a pureza do material. Pensando nisso, separamos as principais informações sobre areia, para que você possa utilizá-la da maneira correta na sua obra.
A areia é a parte miúda que resulta da desagregação de rochas. Esta desagregação pode ser causada por processos naturais ou pelo homem, através de processos mecanizados para a britagem de rochas. Nem todo resíduo miúdo vindo de rochas é chamado de “areia”. Recebe este nome apenas o produto de desagregação das rochas que passa pela peneira com abertura de malha com no máximo 4,8 mm.
Leia também: Conheça os diferentes tipos de brita e a função de cada um dentro da construção civil
Areia Industrializada
É feita a partir de rochas britadas, geralmente não tem contaminantes como argilas e materiais orgânicos, além de apresentar maior uniformidade no tamanho dos grãos. Tem textura mais áspera e grãos no formato de placas alongadas. Por isso, apresenta maior atrito interno e tem superfície maior, o que exige mais água e mais aglomerante.
Areia Natural
Pode ser encontrada na natureza, extraída dos rios – que são as melhores – ou em minas, essas são chamadas de “areia de cava” ou “de barranco”. São baratas, mas podem conter impurezas, necessitando de lavagem para que possam ser usadas em obras de maior responsabilidade.
A areia é dividida entre fina, média e grossa:
Areia fina: possui grãos de 0,05 a 0,42 mm – utilizada em acabamentos e pinturas;
Areia média: com grãos entre 0,42 a 2 mm – são usadas na preparação de massa e assentamento de tijolos;
Areia grossa: com diâmetro entre 2 a 4 mm – usada para preparar o concreto.
Leia também: Gestão de Resíduos: Como preservar e economizar na construção civil
Como verificar a pureza da areia?
Alguns sinais podem dar dicas se o material é de qualidade ou não, como:
– Cheque se ela tem mal cheiro ou está rosada, isso pode sinalizar a presença de argila ou matéria orgânica.
– Esfregue um pouco da areia nas suas mãos, se ficarem sujas, a areia precisa ser lavada.
– Preencha meia garrafa com areia, acrescente 3/4 de água potável, feche o recipiente e agite a mistura vigorosamente por um minuto. Deixe em repouso por entre dez e 20 minutos. Em seguida, observe o aspecto da água. Se apresentar cor turva ou espuma amarelada, há indicação de contaminação por matéria orgânica e argila. Areias de boa qualidade resultam em água clara.
Essas dicas poderão te ajudar a selecionar melhor o material utilizado na sua obra, além de aplicá-lo da forma correta. Para saber mais informações, entre em contato conosco, somos especialistas no assunto e também trabalhamos com comércio e transporte desse material. Veja outras dicas de construção civil.